Teve lugar em Bubaque, no dia 27 de outubro pelas 10h00, o ato inaugural do bote Djuntu, num evento que culminou com a assinatura de um acordo de parceria entre o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) – organização implementadora da Ação Ianda Guiné! Djuntu – e a Direção Regional de Saúde de Bubaque, visando facilitar as evacuações médicas de urgência na área sanitária de Bubaque.
Considerando a dimensão do arquipélago dos Bijagós e a necessidade de intervir de forma mais efetiva e colaborativa com os Coletivos de Cidadãos Organizados (CCO) localizados nas ilhas, a Ação Ianda Guiné! Djuntu ampliou a sua atuação e cobertura de projetos comunitários na área. As novas componentes de intervenção da Ação são possíveis graças ao meio de transporte marítimo adquirido com o financiamento da União Europeia, o bote Djuntu, um bote rápido que irá facilitar o deslocamento da equipa técnica da Ação Ianda Guiné! Djuntu. Esta facilidade irá permitir, assim, uma ampla cobertura e expansão dos apoios aos projetos e iniciativas em todas as ilhas do arquipélago dos Bijagós.
Ao pronunciar-se na cerimónia de inauguração, o Diretor Regional de Saúde, Dr. José Nacutum, manifestou-se satisfeito com a iniciativa. O Dr. Nacutum destacou o papel social de que se reveste o referido meio de transporte, e, sobretudo a sua implicação prática nas atividades dos profissionais de saúde, que até à data enfrentavam muitas dificuldades no processo da evacuação dos doentes das ilhas para a capital.
A cerimónia da assinatura de protocolo de parceria foi testemunhada pelo Administrador do Setor de Bubaque, Domingos Martinho, que na ocasião enalteceu a importância da parceira entre o Governo e organizações internacionais de desenvolvimento, no sentido de complementar e ajudar o sistema de saúde na região de Bolama/Bijagós. Lamentou que muitos pacientes não sejam evacuados pela falta de recursos.
Por sua vez, o Coordenador da Ação Ianda Guiné! Djuntu, Víctor Puerta, falou dos objetivos do protocolo de parceria, focados no processo de evacuação. Puerta igualmente informou os presentes sobre as oportunidades sociais e económicas existentes no âmbito da Ação Ianda Guiné! Djuntu cujo espírito consiste em criar condições para que os cidadãos guineenses sejam os protagonistas na resolução dos seus problemas.
Ao encerrar o ato oficial, o Administrador Martinho agradeceu profundamente a iniciativa da Ação Ianda Guiné! Djuntu afirmando que o meio de transporte disponibilizado irá contribuir significativamente no desenvolvimento socioeconómico da zona insular da Guiné-Bissau.