Os horticultores das comunidades rurais das regiões de Cacheu e Oio beneficiaram de duas formações sobre agroecologia nos dias 18 a 23 de fevereiro. As formações foram realizadas na Escola Vocacional de Bissorā, e na sede de COAJOC em Canchungo, respetivamente, contando com a participação dos produtores representantes de 41 comunidades rurais abrangidas pelas atividades da Ação Hortas em Cacheu e Oio.
A iniciativa tem o objetivo de reforçar a capacidade técnica dos horticultores na preparação e aplicação de compostagem nas hortas comunitárias, promovendo melhorias na prática produtiva. Ao todo, 78 produtores rurais participaram nas duas sessões de formação realizadas em Bissorā, região de Oio, e Canchungo, região de Cacheu.
“Abordámos três temáticas fundamentais nas duas sessões de formação: 1. agro-ecologia na perspetiva de mudanças climáticas; 2. técnicas inovadoras de preparação e utilização de compostagem nas hortas; 3. tratamento natural de pragas e doenças.” Destacou Leandro Pinto, um dos formadores.
Em nome dos participantes, Sábado da Costa, ponto focal da horta comunitária de Capô, nos arredores de Cacheu, agradeceu a oportunidade de assistir à formação durante três dias. “A formação correu muito bem, aprendi técnicas de compostagem e fiquei agora convencida de que a utilização de produtos químicos é nociva para as culturas e também contribui para empobrecimento de solo”. Por outro lado, a horticultora recomenda aos colegas participantes a partilharem nas suas comunidades o conhecimento e experiências adquiridos com vista a incentivar o uso de adubos naturais nos campos hortícolas.