O Programa Alimentar Mundial (PAM) e a União Europeia, através da ação Ianda Guiné! Kume dritu, promoveram uma campanha de sensibilização de novembro a dezembro de 2021 junto da população guineense, para a adoção de práticas saudáveis de alimentação e nutrição, em parceria com o governo da Guiné-Bissau. Sob o lema “Nô kume Dritu pa tadja duensa na nô pô di kurpu”, a campanha incluiu debates radiofónicos na rádio nacional (RDN) em cadeia com rádios privadas e comunitárias, demonstração de culinária na televisão nacional (TGB), palestras em escolas, universidades públicas e privadas, e sensibilizações a nível das estruturas sanitárias e comunidades. Estas atividades criaram oportunidades de reflexão conjunta sobre a segurança alimentar e nutricional da população guineense, além de contribuírem para o combate à desnutrição em todo o país com a produção e disseminação de conhecimento sobre o tema.
De acordo com os resultados do estudo Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) sobre alimentação e nutrição na Guiné-Bissau, realizado em 2019 pelo PAM e o governo, o conceito e conhecimento sobre nutrição não são partilhados amplamente entre as populações, sobretudo nas zonas rurais. Através desta campanha, a população tomou conhecimento da relação entre a alimentação e a saúde, e a importância do consumo de alimentos localmente produzidos.
As sensibilizações, palestras e debates radiofónicos, tiveram as contribuições da Associação de Nutricionistas e Dietistas da Guiné-Bissau em colaboração com a Direção do Serviço da Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Pública, os pontos focais de nutrição nas regiões, a associação de Diabéticos, o PAM, a Associação dos Médicos Voluntários, enfermeiros e agentes da saúde comunitária. As organizações não governamentais KAFO e ECAS’D também se juntaram a esta ação.
A campanha de sensibilização integra o programa da 5.ª celebração do Dia Nacional da Nutrição, que teve lugar a 18 de novembro, em Nhacra. O Dia Nacional da Nutrição foi institucionalizado em 6 de setembro de 2017 pelo Governo da Guiné-Bissau, e celebrado pela primeira vez no dia 18 de novembro do mesmo ano. A celebração da data visa promover e melhorar a qualidade de vida da população para a adoção de práticas saudáveis de alimentação e nutrição. Esta iniciativa visa sustentar o compromisso do governo e seus parceiros de desenvolvimento sobretudo na implementação das políticas e estratégias inerentes ao combate à malnutrição e à redução de mortalidade materna e infantil no país.