Os serviços de Água, Saneamento e Energia têm impactos enormes na vida das pessoas, tanto na saúde, na educação, como nos negócios e no lazer.
Com Ianda Guiné! Lus ku iagu melhores infraestruturas de distribuição de água e energia, aliadas a uma gestão transparente e eficiente dos serviços, permitem beneficiar mais famílias e comunidades em áreas rurais e semiurbanas.

Objetivos e resultados esperados

A Ação Ianda Guiné! Lus ku iagu contribui para garantir o acesso sustentável a serviços de água potável, energia e saneamento básico para as populações rurais e semiurbanas da Guiné-Bissau, através da melhoria da gestão descentralizada dos serviços de água e energia, da construção e reabilitação de infraestruturas de água e energia duráveis e de qualidade, e da melhora das condições de higiene das comunidades rurais.

Para tal, Ianda Guiné! Lus ku iagu visa aumentar o acesso a serviços básicos, como a eletricidade e água, através da construção, ou reabilitação de infraestruturas de produção de energia, de captação e abastecimento de água, em zonas rurais onde o acesso a estes serviços é deficitário ou inexistente.

Pretende-se, também, que a reparação e manutenção das infraestruturas sejam a partir de serviços próximos e locais, para, deste modo, diminuir a dependência de reparadores e disponibilidade de peças que se encontram em Bissau, ou até somente no estrangeiro. Este propósito será atingido através do desenvolvimento do mercado de peças para a reparação de bombas e pequenas redes de água, sistemas PV, e da formação e capacitação de técnicos em reparação de bombas e pequenas redes de água e sistemas solares fotovoltaicos.

A gestão descentralizada das infraestruturas, pela formalização de quadros regulamentares para a concessão/delegação da gestão das infraestruturas e serviços, permitirá reforçar a governança dos sectores da água e energia. E também formar operadores com competências para a exploração sustentável das infraestruturas criadas.

A melhoria da higiene e o saneamento das comunidades são garantidos através da implementação da metodologia STLC – Saneamento Total Liderado pela Comunidade, que promove o abandono da defecação ao ar livre por parte da comunidade e o incentivo à construção de instalações sanitárias.

O Ianda Guiné! Lus ku iagu destaca:
• 37 Sistemas AAP (Abastecimento Água Potável) Solares;
• 1 mini-rede energia construída;
• 30 técnicos formados;
• STLC em 350 comunidades.

As áreas de intervenção da Ação Ianda Guiné! Lus ku iagu são: Oio | Bafatá | Bolama/Bijagós
Os implementadores da Ação Ianda Guiné! Lus ku iagu são: TESE | ADPP-GB | ASPAAB

Notícias

Contactos

Sandra Cunha
Coordenação
tese-gb@tese.org.pt
tel. +245 96 924 37 95

Menu