No dia 22 de setembro, às 10h30, assinala-se o lançamento do Projeto de Cartografia das Organizações Juvenis da Guiné-Bissau. Esta iniciativa é fruto do acordo de parceria entre a Ação Djuntu, do programa Ianda Guiné! da União Europeia (UE), e o Instituto da Juventude da Guiné-Bissau, orçado em mais de quatro milhões de francos CFA. O evento terá lugar no Palácio de Governo e contará com a presença de representantes do Governo da Guiné-Bissau, a Embaixadora da União Europeia, representantes da Organização Internacional da Migração (OIM) e das diversas organizações juvenis que atuam no país.
O objetivo do projeto da Cartografia das Associações Juvenis da Guiné-Bissau é a atualização do registo nacional das associações juvenis do país, de acordo com os seus estatutos, áreas temáticas, zonas de intervenção e públicos. Visa igualmente atualizar a base de dados do Instituto da Juventude referente às associações juvenis do país. Esta base de dados tem como missão fornecer ao Governo, parceiros de desenvolvimento e organizações da sociedade civil dados concretos sobre organizações juvenis existentes na Guiné-Bissau.
A referida Cartografia foi financiada pela União Europeia, através da Ação Ianda Guiné! Djuntu e cofinanciada pela OIM. Está a ser executada pelo Instituto da Juventude em parceria com as Redes Juvenis da Guiné-Bissau e terá a duração de 4 meses, ou seja, de agosto a dezembro de 2021.
Os jovens são parceiros essenciais para o avanço do desenvolvimento sustentável e inclusivo, e uma prioridade para a UE. Por esse motivo, a Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau realça a importância da juventude, devendo-se incluí-la na formação profissional e emprego para o progresso do país.