Devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e com o objetivo de averiguar a situação real das empresas avícolas CEDAVES e PIU PIU AWARA (beneficiárias da Ação Ianda Guiné! Galinhas), a equipa do projeto procedeu ao levantamento sobre as suas capacidades e necessidades. Durante o mês de abril, foram analisados o suporte financeiro, os níveis de stock de matérias-primas e o número de aves presentes nos aviários.
A consulta permitiu constatar graves estrangulamentos financeiros e estruturais. Para fazer face a situação e ajudar a salvaguardar a atividade e funcionamento de ambas as empresas durante a pandemia, o Inda Guiné! Galinhas disponibilizou fundos para a aquisição de rações animais concentradas, matérias-primas (milho) para a produção de rações animais e para a compra de medicamentos e complexos vitamínicos.
Com esses fundos, a empresa CEDAVES pôde ainda continuar a construção do novo aviário; já a PIU PIU AWARA pôde comprar novas baterias para o seu sistema fotovoltaico.
A Ação Ianda Guiné! Galinhas desenvolveu uma estratégia para reforçar a produção de ovos e carne nas explorações avícolas. Também, graças ao apoio institucional das agências estatais, foi possível, muito embora as fronteiras bloqueadas devido ao Estado de Emergência, transitar em território nacional e distribuir para os beneficiários: (i) novos animais, visando aumentar a produção nacional – mais de 2.000 galinhas poedeiras; (ii) complexos vitamínicos; (iii) elementos de pré-misturas necessários para a composição da ração; (iv) medicamentos oriundos do Senegal.
De referir também que as empresas beneficiaram de pequenas ações de sensibilização e esclarecimento sobre o novo cenário imposto pela Covid-19. As sessões aconteceram nas próprias empresas e as orientações dadas foram no sentido de elucidar sobre como se comportar em relação ao contexto da atual emergência sanitária. Sendo assim abordados os seguintes temas: distanciamento social, higiene das superfícies e locais de trabalho, lavagem das mãos, utilização de máscaras e luvas.
A Ação Ianda Guiné! Galinhas é implementada pela ONG italiana MANI TESE, pela ONGD Portuguesa IMVF, pela ONG guineense Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio do Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do programa da União Europeia Ianda Guiné!