No âmbito da implementação das atividades de divulgação de conhecimentos, a Ação Ianda Guiné! Djuntu e a Direção-Geral da Cultura rubricaram no dia 10 de outubro de 2022, o acordo de parceria para transferência de competências, bem como apoio à autonomia da Direção-Geral da Cultura na catalogação, manutenção e divulgação do Acervo Barkafon, o fundo documental da Sociedade Civil da Guiné-Bissau.
A iniciativa visa fomentar a disseminação de documentos técnicos, científicos, e didáticos elaborados pelas Organizações de Sociedade Civil (OSC) guineenses e outras tipologias documentais do património cultural, material e imaterial da Guiné-Bissau. A cerimónia de assinatura contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Francelino da Cunha, do Encarregado de Programas da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau (DUE), Fabio Longobardi, e da equipa Ianda Guiné! Djuntu.
À margem da assinatura do acordo, o Diretor-Geral da Cultura, Braima Cassamá, disse que o acordo rubricado irá permitir que a Direção-Geral da Cultura desenvolva com excelência a sua atividade, seja do ponto de vista de armazenamento do património cultural guineense, bem como na sua divulgação. Na ocasião, o Diretor-Geral da Cultura agradeceu a confiança e a iniciativa da Ação Ianda Guiné! Djuntu e prometeu honrar os compromissos acordados neste âmbito.
Por sua vez, Victor Puerta, Coordenador da Ação Ianda Guiné! Djuntu, manifestou a sua satisfação pelo laço feito com a Direção-Geral da Cultura, e alertou que existem muitos conhecimentos cultivados pelas organizações da sociedade civil e individualidades sobre a Guiné-Bissau que se encontram dispersos e com muita dificuldade de acesso, o que impossibilita a partilha de conhecimento. Parabenizou ainda a Direção-Geral da Cultura pela assunção dessa responsabilidade e por servir de veículo para disseminar os valores culturais e intelectuais da Guiné-Bissau, através do Acervo Barkafon.
Além da transferência de competências de catalogação e gestão do Acervo Barkafon, a Ação Ianda Guiné! Djuntu doou à Direção-Geral da Cultura material de escritório e material de comunicação, este último válido durante oito meses.