Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021, foi realizada a formação para os novos avicultores selecionados e enquadrados no ano findo. A sessão aconteceu nas Instalações da ONG Asas de Socorro, parceira da Mani Tese no âmbito da Ação Ianda Guiné! Galinhas. Tendo como objetivo o reforço das capacidades técnicas e produtivas dos participantes.
Estavam presentes na formação 25 novos avicultores e mais 10 convidados (pessoas que solicitaram para participar na formação).
Muito embora não seja novata na área, a avicultora Lurdes Cá, disse que a formação permitiu-lhe aprender técnicas que mudaram a sua visão em relação à criação de galinhas. Lurdes afirma que irá corrigir falhas que fazia por desconhecimento e colocar em prática inovações que aprendeu.
Na referida formação, foram abordados os seguintes conteúdos sobre Galinhas Poedeiras: sistema de bebedouros, crescimento e desenvolvimento, pesos corporais, consumo de ração e uniformidade na cria, recomendação de espaço, etc.
Para Frangos de Carne, os conteúdos foram: criação de aves, características e localização de aviário, área de construção, orientação e instalação, equipamentos, entre outros.
O Ianda Guiné! Galinhas visa promover a produção de produtos avícolas na Guiné-Bissau visto que representam uma grande oportunidade de desenvolvimento e bem-estar nos países em desenvolvimento, dado o elevado valor nutricional (especialmente para os ovos), contribuindo assim para a saúde e o bem-estar da população.