Com o objetivo de proporcionar espaços de partilha de experiências sobre as boas práticas na produção hortícola, a Ação Ianda Guiné Hortas (Oio e Cacheu) em sinergia com a ESSOR na Guiné-Bissau, promoveu um encontro de intercâmbio entre os horticultores das regiões de Oio, Cacheu e sector autónomo de Bissau. O evento teve lugar em Canchungo nos dias 26 e 27 de Abril de 2024, juntando cerca de 130 horticultoras beneficiárias das atividades do projeto, que visa potencializar a fileira hortícola e criar oportunidades económicas em prol da segurança alimentar e nutricional.
Os dois dias do intercâmbio foram dedicados a discussões baseadas em saberes endógenos sobre os temas ligados à agroecologia, metodologia participativa e educação alimentar, fundamentadas no consumo de produtos locais.
O encontro foi marcado igualmente pela exposição e venda de produtos hortícolas, bem como pela apresentação de diferentes pratos baseados nas técnicas de cozinha criativa e sensível à segurança alimentar e nutricional. A ideia teve como propósito sensibilizar e incentivar o consumo de produtos locais na perspectiva de melhorar os hábitos alimentares.
Assim, o coordenador da Ação Ianda Guine! Hortas em Oio e Cacheu destacou a pertinência deste evento na consecução dos objetivos do projeto, que tende promover a agroecologia e melhorar a segurança alimentar e nutricional: “As três organizações de produtores reunidas neste encontro têm um único objetivo, produzir produtos de qualidade de origem vegetal e animal. Pois, a agroecologia é um tema muito importante tanto para nós ADPP, como para a ESSOR e para a União Europeia, pelo que estamos a impulsionar, incentivar a produção de qualidade, a aumentar o rendimento e a melhorar a dieta alimentar” enfatizou, Augusto Bock.
Para Ata Mendes, horticultor da comunidade de Cadjindjassa, nos arredores de Cacheu, o intercambio foi muito interessante, fazendo alusão às experiências adquiridas sobre a seleção e conservação de sementes. Ata Mendes aspira por isso, mais encontros desse gênero.
Por seu lado, Regina Gomes, horticultora de Bissau pertencente à associação Kabaz de Terra, mencionou que o intercâmbio permitiu realizar a partilha de conhecimentos sobre as técnicas de preparação de bio-pesticidas e de adubação de perímetros hortícolas com vista à melhoria de qualidade produtiva. No mesmo diapasão a horticultora da comunidade de Ncor, Joaninha Fernandes e o presidente da cooperativa dos horticultores da região de Cacheu, Chiquinho Tchuda enalteceram ambos os conhecimentos adquiridos sobre a preparação de uma alimentação saudável e equilibrada, valorizando os produtos locais.
A iniciativa de promover o intercâmbio entre horticultores enquadra-se no âmbito das atividades da Ação Ianda Guine! Hortas Cachéu e Oio, que está a ser implementada em 40 comunidades rurais destas duas regiões, tendo como finalidade dinamizar a fileira hortícola, introduzir novos modelos produtivos e criar oportunidades económicas em prol da segurança alimentar e nutricional, com o envolvimento de mais de duas mil produtoras rurais pertencentes aos clubes de agricultores familiares acompanhados pelo projeto.
Ianda Guiné! é um programa da União Europeia na Guiné-Bissau. Ianda Guiné! Hortas é uma Ação implementada em Cacheu e Oio pela ADPP Guiné-Bissau.