As mulheres pertencentes a clubes de agricultores das comunidades de Dame-sor, Dame-wabe, Dame-te, Sormon, Blassar, Lendem, Ncor e Ntchula já têm em mãos uma vasta gama de sementes hortícolas de grande qualidade germinativa e com variedades diversificadas.
A Ação Ianda Guiné! Hortas perspectiva aumentar a produtividade e melhorar a dieta alimentar nas comunidades com produtos hortícolas diversificados. Para tal, distribuiu as seguintes variedades: tomate, pimenta, djagatu, alface, malagueta (sucul-bembe), cenoura, repolho, cebola, pepino e beringela.
Tratando-se da primeira campanha hortícola apoiada pela Ação Ianda Guiné! Hortas, Mariato Sanha, transmitiu a grande satisfação das beneficiárias. “Hoje, na tabanca, o contentamento é grande, pois recebemos de forma gratuita sementes hortícolas que antes nos custava muito dinheiro. Íamos ao “lumo” de Bissorã à procura de sementes com fraca qualidade germinativa e sem qualquer opção no tocante à diversificação”, disse.
Com apoio recebido, as horticultoras anseiam uma produção abundante. “Este ano foi possível vedar a nossa horta com arames, e a produção estará mais protegida da invasão dos animais, e ainda estamos a ter a orientação técnica dos animadores do projeto. Com isto tudo, acreditamos numa produção abundante”, arrematou Mariatu Sanha.
Ianaba Bofa, um dos animadores da Ação Ianda Guiné! Hortas em Oio, aproveitou a ocasião para realçar o empenho das produtoras. “As mulheres estão muito engajadas na implementação das atividades da Ação. Isto se nota pelo interesse de integrar ao grupo de mulheres selecionadas em cada comunidade. Em algumas situações, fomos abrigados a alargar a lista para mais de 50 integrantes, número que havia sido definido por grupo”, explicou, acrescentando que “além de apoios técnicos na delimitação de campo, ajudamos a sensibilizar essas mulheres sobre a importância de consumo local de produtos hortícolas como forma de melhorar a dieta alimentar das suas famílias.”
Salienta-se que a distribuição de sementes hortícolas a ser levada acabo pela ADPP-Guiné-Bissau no quadro da Ação Ianda Guiné! Hortas (financiada pela União Europeia) irá abranger ao todo 20 comunidades no sector de Bissorã.