Terminou esta quarta-feira, 8 de setembro, a segunda edição do Curso Intensivo de Hortifruticultura e Nutrição da Ação Ianda Guiné! Hortas, na Escola Vocacional de Bissorã (EVB).
O curso, que acontece em regime de internato em Bissorã, teve início em março passado e contou com a participação de 20 alunos e alunas provenientes de diferentes comunidades rurais das regiões de Cacheu e Oio. Durante os seis meses de formação foram ministrados conteúdos teóricos e práticos relacionados às temáticas da prática hortícola, fruticultura e nutrição.
Os 20 finalistas reuniram-se com a direção da EVB e a coordenação da Ação Ianda Guiné! Hortas num encontro de avaliação que teve lugar no dia do término do curso. Os produtores rurais formados pela escola receberam kits de materiais para o período de estágio que se segue ao curso, que incluíam smartphones, mochilas, fitas métricas e diferentes materiais didácticos.
Os recém-formados revelaram um bom nível de aprendizagem dos módulos apresentados. “Estou agora mais apta para continuar o trabalho de produção na minha comunidade” diz uma aluna de Canchungo, Toia Agostinho Nbana, acrescentando que “Graças à formação consegui descobrir a importância de consumir produtos locais”. Os módulos também foram positivos para Joaninha Fernandes, da comunidade de Ncor, sector de Bissorã, que acredita que as horticultoras da sua comunidade estarão mais habilitadas para melhorar a prática produtiva.
O curso de Produção Hortícola, Fruticultura e Nutrição é uma das atividades da Ação Ianda Guiné! Hortas em comunidades das regiões de Cacheu e Oio. Neste momento existem cerca de 40 jovens formados nesse domínio. Numa terceira edição do curso, mais 20 jovens produtores agrícolas irão beneficiar da formação.