No mês de outubro, a Ação Ianda Guiné! Hortas promoveu duas sessões de formação em Cacheu, na cidade de Canchungo, e Oio, na cidade de Bissorã, no domínio da cozinha criativa sensível à segurança alimentar e nutrição. A iniciativa foi destinada aos 120 cozinheiros de cantinas escolares e centros de saúde das comunidades rurais das regiões do norte do país, com o objetivo de reforçar as capacidades técnicas dos cozinheiros na confeção de pratos tradicionais e modernos à base de diversos produtos alimentares locais.
Os cozinheiros participantes tiveram a oportunidade de aprender na teoria e na prática dicas importantes para melhoria das suas práticas culinárias, tendo em conta as questões nutricionais sem perder a criatividade. Durante as duas sessões de workshop, ministradas por uma consultora internacional, os cozinheiros foram também sensibilizados sobre a necessidade de valorização de produtos locais e frescos e sobre a sua importância nutricional. Cada uma das sessões durou três dias, e, no final, as participantes foram avaliadas com a confeção de pratos tradicionais e modernos da gastronomia guineense tal como: Salada de batata-doce; Cubamba; Sopa de legumes; Refogado de feijão com arroz e abóbora.
A Ação Ianda Guiné! Hortas é implementada pela ADPP e apoia mais de 2 mil mulheres produtoras nas comunidades rurais das regiões de Cacheu e Oio com a finalidade de dinamizar a fileira hortícola e promover a segurança alimentar e nutrição nas duas regiões de intervenção do projecto financiado pela Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.