No âmbito da Ação Ianda Guiné! Lus ku Iagu, após a conclusão das obras de instalação da maior central solar fotovoltaica do país, na ilha de Bolama, a União Europeia avança agora para a eletrificação rural da localidade de Sansambato, na região de Oio.
Após um estudo técnico abrangente em diferentes zonas da região de Oio, a tabanca de Sansambato foi selecionada para receber esta intervenção final na componente de energia da Ação. As razões para esta escolha incluem o historial de aplicação do princípio utilizador-pagador para o fornecimento de serviços de água e energia nesta localidade e a existência de um sistema de abastecimento de água construído pela Ação na mesma comunidade. Além disso, a distribuição populacional ao longo de uma única rua principal facilita a instalação da rede elétrica e a distribuição da energia.
A associação do fornecimento de serviços de água segura para consumo e de energia elétrica na mesma localidade, maximiza a sinergia entre diferentes setores, bem como o impacto da intervenção junto dos beneficiários. Esta abordagem aumenta a escala do serviço, gerando mais receitas para a entidade concessionária promovendo a sustentabilidade das infraestruturas.
Com o espaço geográfico definido, foi realizado um estudo socioeconómico para recolher dados sobre os consumos energéticos e a capacidade da população para pagar pelo serviço. Estes dados foram cruciais para o dimensionamento da central solar e seus componentes, nomeadamente baterias, painéis solares e inversores, respeitando o orçamento disponível. As especificações técnicas derivadas deste estudo foram incluídas num concurso público para o contrato de fornecimento, concluído em 26 de abril deste ano.
A administração local disponibilizou um terreno vedado para abrigar os equipamentos fotovoltaicos e um edifício técnico para os equipamentos de conversão e armazenamento de energia. A energia será distribuída através de uma linha de baixa tensão de aproximadamente 1.200 metros de comprimento, com 60 luminárias para iluminação pública. O contrato de fornecimento também inclui a instalação de 90 ligações domiciliárias básicas, permitindo acesso imediato à energia para a população.
O contrato, atualmente em fase de adjudicação, prevê uma central com capacidade de 58 kWp e 133 kWh em baterias de lítio, fornecendo energia elétrica à população de Sansambato 24 horas por dia. As obras de construção civil estão previstas para o início do segundo semestre deste ano, enquanto se aguarda a chegada dos equipamentos, como painéis solares, inversores e baterias. A conclusão da obra está prevista para outubro de 2024.
Espera-se que esta infraestrutura melhore significativamente as condições de vida da população de Sansambato. Os benefícios do acesso a energia incluem a conservação de alimentos e medicamentos, a melhoria nos cuidados de saúde básicos, a iluminação das escolas de formação técnica e alfabetização para adultos, além de incentivos para a criação de atividades geradoras de rendimento.
Desde maio de 2023, a Ação Ianda Guiné! Lus ku Iagu garante o acesso a água segura para consumo à população de Sansambato, graças à construção do primeiro sistema de abastecimento de água multilocalidades do país, com integração de um sistema de tratamento de água, os mais de 800 utilizadores deste serviço poderão em breve beneficiar também do acesso a Energia Verde!
Ianda Guiné! é um programa da União Europeia na Guiné-Bissau. A Ação Ianda Guiné! Lus ku Iagu é implementada pela TESE – Associação para o Desenvolvimento.