Os vintes alunos (rapazes e raparigas), provenientes de diferentes comunidades da região de Oio e Cacheu, concluíram nesta sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, a primeira edição do Curso de Hortifruticultura e Nutrição.
O curso, promovido no âmbito da Ação Ianda Guiné! Hortas, teve duração de 06 meses e contou com três módulos, ministrados em modalidade semipresencial, adaptados ao contexto pandémico.
“Agora posso afirmar que estou mais preparado que antes: aprendi a técnica de medição de campos hortícolas, a construção de canteiros e diques, plantio de sementes, transplantação e modo de lidar com diferentes tipos de plantas”, enaltece o aluno da comunidade de Bachil.
Adriano Balincante Rodrigues acrescenta ainda que, “além de matérias teóricas, tivemos a oportunidade de experimentar todos os ensinamentos na prática, o que torna a aprendizagem mais completa”, ressalta.
A iniciativa, financiada pela União Europeia e implementada pela ADPP Guiné-Bissau nas regiões de Oio e Cacheu, visa dotar os jovens agricultores rurais de competências técnicas com vista à melhoria da produção e produtividade.
Por isso Albertina Mané considera uma oportunidade enorme fazer parte do primeiro grupo dos vinte formados.
“Estou muito contente hoje. Interrompi os estudos por falta de condições financeiras e, graças ao Ianda Guiné! Hortas, posso também dizer que agora sou formada em Hortifruticultura e Nutrição”, salienta a horticultora de Blassar, que se compromete a multiplicar junto à sua comunidade os ensinamentos recebidos durante a formação.
Ao longo do curso, os alunos apreenderam vários tópicos relacionados às técnicas de produção hortícola, fruticultura e nutrição.
Importa anunciar que está em andamento o processo de selecção dos novos alunos para a segunda edição do curso, a iniciar no próximo dia 01 de março.