No âmbito da Ação Ianda Guiné Arrus, nos dias 23 a 26 de fevereiro de 2021 foi ministrada na Região de Tombali, concretamente nas tabancas de Cafine e Cafal, uma formação de formadores no domínio de fabrico/construção de fogões e fornos melhorados, na qual participaram 35 formandos (18 mulheres e 17 homens).
Esta iniciativa de prevenção ao desmatamento é uma alternativa ao corte imoderado de mangal como fonte de energia, para usos domésticos, fins mercantis, produção tradicional de sal e fumagem de pescados. Por outro lado, sensibiliza e dota a população local de conhecimentos técnicos e teóricos no sentido de satisfazer as suas necessidades de energia e demais necessidades de uma maneira social e ambientalmente sustentável e saudável.
Tem como objetivo conscientizar os formandos da importância do ecossistema de mangal e sua preservação, diminuir a pressão sobre o ecossistema de mangal e vulgarizar a tecnologia de fabrico para outras tabancas e moranças. Também incentivar atividades de fortalecimento da resiliência nas comunidades beneficiárias.
As sessões de formação decorreram num clima harmonioso e de muita interação, na medida em que os formandos demonstraram interesse em aprender e colocaram questões pertinentes.
Espera-se continuar com a sensibilização e replicação dos fogões e fornos melhorados, com o intuito de minimizar o esforço das mulheres na procura de lenha e mais importante ainda conservar e preservar o ecossistema de mangal e toda a biodiversidade a ele associado.