A 6 e 7 de setembro de 2023, em Bissau, realizou-se o I Congresso Internacional de Enfermagem da Guiné-Bissau, sob o lema “Valorização do capital humano da enfermagem”, no âmbito do projeto IANDA Guiné! Saudi.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau, Domingos Malú, tendo contado com a presença do Embaixador de Portugal, José Caroço, do Embaixador da União Europeia, Artis Bertulis, do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros na Guiné-Bissau, Alberto Oliveira Lopes, e dos profissionais de saúde, da sociedade civil e dos parceiros nacionais e internacionais que trabalham no setor da saúde.
Este evento, da responsabilidade da Escola de Enfermagem de Coimbra, na qualidade de parceiro implementador do IANDA Guiné! Saudi, foi organizado em conjunto com a Escola Nacional de Saúde e a Ordem dos Enfermeiros da Guiné-Bissau e teve por objetivo reforçar os laços de cooperação, trocar experiências sobre a prática de enfermagem no século XXI e discutir a relevância da valorização do capital humano e da investigação científica como pedra angular na formação dos profissionais de enfermagem.
O IANDA Guiné! Saudi – Reforço de Saúde da Guiné-Bissau é financiado pela União Europeia, através do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, e gerido e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., implementado e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e implementado também através de uma parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENfC).