A Ação Ianda Guiné! Arrus, através da componente de Ordenamento Hidroagrícola, realizou ao longo do ano anterior, 4 visitas de intercâmbio entre os produtores de diferentes localidades da Guiné-Bissau com a finalidade de fortalecer a capacidade dos produtores beneficiários das ações do projeto e com o objetivo de promover a partilha de conhecimentos e experiências entre os produtores de arroz de mangal do país.
Tais intercâmbios foram centrados, essencialmente, na troca de experiências sobre a abordagem e organização de obras coletivas de reabilitação de bolanhas de água salgada; promoção e disseminação de conhecimentos e boas práticas agrícolas; na reabilitação de arrozais de mangal e gestão da água nos perímetros; assim como a necessidade de abertura e reabertura dos canais dos arrozais de mangal para melhorar a gestão da água.
A primeira visita ocorreu em Mansoa, nas bolanhas de Ntchugal (apoiadas pelo projeto DEDURAM) com moderação dos facilitadores, em março de 2021. Contou com uma participação massiva de 44 produtores visitantes, provenientes de 9 tabancas de Encheia. Foram calorosamente recebidos por 41 produtores procedentes das tabancas de Ntchugal, Cambia e Cuboi.
Já a segunda teve lugar em abril de 2021, no perímetro de Blaftchur em Encheia (bolanhas apoiadas pelo IG! Arrus), onde foram abordados temas como: técnicas de construções de diques; técnicas de fecho de barragens; técnicas de construção e manutenção de lotes. Esta visita mobilizou 14 produtores de Tombali, provenientes de 3 tabancas, e 72 produtores de Encheia, provenientes de 9 tabancas.
A terceira visita foi realizada em Mansoa, na bolanha de Cuboi (apoiada pelo projeto DEDURAM), pelos produtores de Encheia e do Setor Autónomo de Bissau (SAB) – Takir e Mboma – em outubro de 2021. Igualmente contou com uma participação massiva de produtores de diferentes procedências: 38 produtores de Encheia; 13 produtores do SAB; e 59 produtores de Mansoa.
Por fim, a quarta visita e última visita de 2021 contou com a participação de 87 participantes, incluindo 14 mulheres, deu-se em Encheia, nas bolanhas de Uncur (apoiadas pelo IG! Arrus), entre os produtores de Encheia e do SAB (Takir e Mboma), em novembro de 2021.
Esses intercâmbios foram um verdadeiro aprendizado para os produtores, tendo em conta a troca de conhecimentos, de experiência e sensibilização que se verificou entre os agricultores de diferentes localidades. O resultado foi satisfatório na medida em que houve bom acolhimento por parte dos produtores. Está prevista a realização de mais intercâmbios do género em 2022 para dar continuidade à capacitação e atualização dos produtores beneficiários do Ianda Guiné! Arrus.