As mudanças climáticas e consequências decorrentes dela são um fenómeno a nível global. Na Guiné-Bissau, um dos efeitos mais visíveis é a inundação de bolanhas pela água salgada, causada pela subida do nível dos mares. Isto afeta a subsistência dos agricultores. Face a esta situação, a Ação Ianda Guiné! Arrus sentiu necessidade de dar o seu contributo, especialmente às comunidades rurais, no que toca às sementes de arroz e a sua adaptabilidade ao novo panorama ambiental, com recurso a várias experimentações.
Pretende-se com essas experimentações, essencialmente, testar em diferentes bolanhas diversas e novas técnicas agrícolas que melhor se adequem à situação climática atual, principalmente a adaptabilidade nas zonas de intervenção do projeto, onde decorrem as referidas experimentações. Existem diferentes técnicas agrícolas atualmente em teste com o objetivo de encontrar a mais eficiente, de baixo custo e satisfatória para os agricultores de cada zona de intervenção.
Eis as diferentes técnicas de experimentação aplicadas pelo projeto na temporada chuvosa de 2022:
A experimentação no viveiro. É preparada na tabanca e obedece um período de 30 dias, dentro do qual é feita a prova da fertilização foliar com variáveis doses de concentração. O objectivo é melhorar a produtividade das plântulas em relação às horas/pessoa empregadas e o vigor das próprias plântulas. Para tal, serão testados diferentes sistemas e densidades de plantação. Com base nas observações encorajadoras relatadas na estação seca, introduziremos a fertilização foliar com um produto feito através da maceração de substâncias orgânicas disponíveis localmente. Estas provas serão repetidas tanto nas bolanhas no Norte (Encheia) como no Sul (Tombali).
Observar e estudar a dinâmica química e física da bolanha inundada com água salgada. Identifica-se o momento em que a água da chuva baixa a salinidade do solo e semeia-se uma variedade de arroz de ciclo curto diretamente no campo. Este teste será realizado num campo de um hectare (ha) em Uncur, assim como o estudo das características físico-químicas de um campo recuperado e tentativa de equilíbrio do pH.
A possibilidade de mecanizar a bolanha alta. A preparação do solo é feita com motocultivador. Realiza-se então o transplante e dois testes diferentes para a sementeira direta. Estes testes serão realizados num campo de um hectare em Uncur.
A experimentação da densidade. Serve para verificar a capacidade de afiliação das plantas de arroz, tendo em conta a distância entre as plantas durante o transplante, com o fim de assegurar a densidade ótima, de onde resulta maior produção.
Tendo identificado a densidade ótima de sementes (cerca de 30 kg/ha) através de observações de campanhas anteriores, deve-se avaliar diferentes arranjos de plantas na régua de cultivo nas bolanhas de Blaftchur e Tchale, na área de Encheia, e em Cafal-Cafine-Santa Clara, em Tombali.
No caso de ataque pela lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda, um inseto-praga de diversas culturas agrícolas), é preciso criar um sistema de controlo biológico baseado no óleo de neem e avaliar a sua eficácia nas condições da bolanha e na temporada da chuva (todos os campos dos multiplicadores agrícolas e de experimentação vão ser envolvidos no teste).

Uma vitória já alcançada pela Ação Arrus e pelos agricultores é a diminuição da quantidade de sementes utilizadas pelos agricultores no plantio de arroz. Atualmente, usa-se uma quantidade mínima e obtém-se um resultado maior, contando também com mais qualidade derivada do seguimento, rigorosidade e empenho de todos os envolvidos no processo.
Todo o trabalho de experimentação é feito com o objetivo de facilitar a vida dos agricultores, principalmente para que possam dar continuidade às práticas. Por esta razão participam de todo o processo, assumindo um papel imprescindível. Os agricultores são os proprietários das bolanhas, consequentemente conhecem melhor a área de cultivo. Por fim, são os beneficiários das vantagens decorrentes das atividades realizadas por eles e pelo projeto, assim como as que ainda estão previstas realizar ao longo da implementação do Ianda Arrus.