No dia 04 de outubro de 2023, ocorreu no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense em Bissau, a cerimónia de entrega de Certificados de Participação e conclusão do Curso de Auditoria de Sistemas de Gestão (Norma ISO 19011:2018).
Com o objetivo de selecionar auditores de qualidade que poderão trabalhar na certificação de qualidade de sementes de arroz, o Ianda Guiné Arrus contratou o Bissau Economics Lab. (BELAB) para prestar assistência técnica na administração de um curso intensivo sobre a Auditoria de Qualidade – Introdução à NORMA ISO 19011, com a duração de 8 dias.
O curso foi realizado na cantina da Universidade Amílcar Cabral, nos dias 17 a 26 de julho de 2023, com uma carga horária diária de 4 horas. Apesar de se ter registado uma procura muito elevada, o curso foi limitado à participação de 103 formandos, dos quais 77 concluíram a formação, 20 com aproveitamento positivo.
Na cerimónia, o Chefe de Equipa da Economia Verde e Inclusiva da Delegação da União Europeia, Jorge Valente, felicitou os participantes da formação, que se enquadra nos esforços da União Europeia para desenvolver as fileiras agropecuárias na Guiné-Bissau e que contribui para que se criem condições para que se possa auditar não só produtos agrícolas, mas também produtos pesqueiros, duas áreas de elevada importância para o país e em que a União Europeia apoia de forma determinante.
Por sua vez, a Coordenadora Geral do Ianda Guiné Arrus, Esther Samper, mencionou que para se conseguir profissionalizar o sector do arroz e da agricultura guineense em geral, mas também, os outros sectores económicos no país, é necessário capacitar profissionais dispostos que estejam habilitados a avaliar a conformidade das diversas ações. Deixou ainda um apelo para que os participantes considerem esta capacitação como um ponto de partida para a melhoria contínua de um processo de formação profissional, e que apliquem os conhecimentos adquiridos com rigor em trabalhos de verificação e inspeção de produtos agrícolas na Guiné-Bissau.
Em representação dos formandos, Daimara Lacerda reconheceu a notável conquista que resultou desta formação em auditoria de qualidade, uma vez que a educação e a capacitação têm sempre um impacto positivo e que a conclusão deste curso incute nos seus participantes o compromisso de garantir a conformidade e a qualidade nas ações e produtos que vierem a ser verificados por estes.
Por fim, o Diretor Executivo do BELAB, Brais Álvarez Pereira felicitou os participantes, sublinhando que esta capacitação traz uma forma nova de trabalhar, com garantias de conformidade e rigor. Agradeceu ainda à União Europeia e ao Ianda Guiné Arrus a oportunidade que foi dada a esta instituição para participar na implementação deste curso e reiterou a disponibilidade do BELAB para continuar a colaborar com a União Europeia para o reforço de capacidades na Guiné-Bissau.
O curso de Auditoria de Sistemas de Gestão promovido pela Ação Ianda Guiné! Arrus é fundamental para fortalecer o setor da fileira do arroz, em particular para viabilizar a certificação de sementes, garantindo assim aos agricultores no país fatores de produção que proporcionam uma produção com maior volume e maior qualidade, contribuindo para o reforço da segurança alimentar e das condições económicas das populações rurais.
Ianda Guiné é um programa da União Europeia na Guiné-Bissau. A Ação Ianda Guiné! Arrus é implementada por LVIA, UNIVERS-SEL, RESSAN-GB e AD – Ação para o Desenvolvimento.