No passado dia 14 de junho, em Bissau, a Ação Ianda Guiné! Arrus junto de uma representação de produtores de sementes de arroz de Encheia, Tombali e Bissau, com os quais o projeto trabalha estreitamente, apresentou o trabalho de caracterização das variedades de sementes de arroz; as capacidades atuais dos produtores para a sua multiplicação, assim como as potencialidades da linha de produção de sementes selecionadas para melhorar o acesso a sementes de qualidade a nível nacional. O catálogo das variedades de arroz selecionadas, purificadas e caraterizadas pelo projeto, está disponível online e é constantemente atualizado com os dados que os técnicos e produtores coletam. Consulte-os no nosso website: www.iandaguine.com/acoes/arrus/
À descrição das características botânicas das sementes são adicionadas fotografias para tornar o reconhecimento mais fácil e acessível a todos. Além das características botânicas das sementes locais de arroz, também há observações do rendimento agronómico em bolanha de água salgada. É possível comparar e selecionar as variedades de acordo com a duração do ciclo e a altura das plantas.
Durante o evento foram apresentados resultados concretos da produção de sementes durante a temporada chuvosa de 2021:
- mais de 100 toneladas de sementes de arroz de primeira geração de variedades selecionadas por agricultores guineenses e propagadas com processos modernos e escrupulosos;
- qualidade em termos de pureza e germinação de acordo com os requisitos internacionais;
- técnicos e produtores, orgulhosamente relataram que não há sementes produzidas com sistemas semelhantes no país.
Também foram apresentadas as conclusões das análises dos parâmetros nutricionais realizadas em 53 amostras diferentes destas variedades. Todos os valores se mostraram adequados para o teor de arsénico inorgânico, enquanto algumas variedades se mostraram campeãs em termos de teor de proteínas e lipídios. Expetativas ainda maiores são colocadas em novos testes em andamento envolvendo arroz integral ou semi-integral de mangal, que espera-se vai multiplicar o valor nutricional do alimento mais popular do país.
O Ianda Arrus visa colocar à disposição dos agricultores de arroz de mangal uma gama de variedades adequada a todas as condições de cultivo e valorizando os recursos genéticos selecionados por gerações de agricultores locais. A Ação continuará a melhorar a capacidade de produção da rede dos multiplicadores guineenses e a aumentar o número de variedades caracterizadas, conforme as necessidades dos produtores e do mercado.