No próximo dia 12 de julho de 2021, às 17h30 (hora de Portugal) vai decorrer o 3.º encontro da rede Diáspora, uma reunião entre representantes de organizações da diáspora bissau-guineense, na plataforma Zoom, no âmbito da Ação Ianda Guiné! Djuntu. A iniciativa visa apoiar os cidadãos da Guiné-Bissau residentes no estrangeiro a organizarem-se de forma coletiva, procurando soluções para os problemas da sua comunidade e participando ativamente na resolução dos desafios do país.
Os pontos altos do 3.º encontro entre associações da diáspora guineense serão os seguintes momentos:
- A divulgação de iniciativas implementadas na Guiné-Bissau por organizações da diáspora bissau-guineense;
- A partilha de testemunhos de dois Coletivos de Cidadãos Organizados apoiados pela diáspora, e;
- A apresentação de algumas das atividades apoiadas pelo Método Djuntu na Guiné-Bissau.
Neste 3.º encontro, serão ainda anunciadas as datas para a ação de formação online sobre gestão de projetos e candidaturas a linhas de financiamento, dirigida às organizações da diáspora guineense. As inscrições estão abertas até domingo, 11 de julho de 2021, para organizações da diáspora com iniciativas de desenvolvimento comunitário na Guiné-Bissau, clicando aqui.
Estes encontros virtuais e a própria rede Diáspora, visam criar espaços de balanço, diálogo e concertação entre representantes de várias organizações da diáspora bissau-guineense, facilitando a comunicação e potenciando as oportunidades que estas têm de contribuir para o desenvolvimento económico-social do país.
O anterior encontro, realizado a 31 de março via Zoom, contou com a presença de cerca de 40 participantes, interessados em refletir sobre estratégias e recursos para fortalecer o papel das associações da diáspora na elaboração de um futuro melhor para as comunidades com as quais trabalham.
O Ianda Guiné! é um programa da União Europeia na Guiné-Bissau. A Ação Ianda Guiné! Djuntu é implementada pelo IMVF. A rede Diáspora foi criada no quadro de atividades desta Ação. Clique aqui para saber mais sobre a rede e as suas atividades.