A Ação Ianda Guiné! Djuntu realizou o 3.º encontro entre representantes de organizações da diáspora bissau-guineense, no dia 12 de julho, via Zoom. Este encontro, que contou com 26 participantes, juntou representantes de organizações de emigrantes guineenses que realizam atividades de apoio ao desenvolvimento local e comunitário da Guiné-Bissau.
Sendo as organizações da diáspora as protagonistas deste encontro, e com o propósito de partilhar o seu exemplo e promover sinergias futuras, 5 organizações da diáspora apresentaram o trabalho que têm desenvolvido na Guiné-Bissau: a Associação Gastronomia de Guiné Serviço Luxemburgo, a Federação das Associações de Imigrantes e Amigos do Setor de Calequisse em Portugal (FAIASCA-P), a Associação Suíça de Ajuda às Pessoas Diabéticas na Guiné-Bissau da Suíça, a Associação dos Filhos de Cabienque no Luxemburgo (A.G.C.L) e a Associação dos Filhos e Amigos de Farim em Portugal (AFAFC).
No final desta partilha, alguns participantes aproveitaram para se questionarem acerca dos principais desafios enfrentados nas suas áreas de intervenção, assim como sobre estratégias de resolução.
Durante o encontro, houve espaço para as intervenções de dois Coletivos de Cidadãos Organizados (CCO) da Guiné-Bissau, que apresentaram iniciativas que dinamizaram nas suas comunidades com o apoio de organizações da diáspora: a Associação Filhos e Amigos de Bassarel (GLESSANAR WNDIMAN) e o Comité Regional de Prevenção do COVID-19 na região de Gabú.
A partir do escritório da Ação Ianda Guiné! Djuntu em Bissau, Iaia Djau, Gestor do Gabinete de Apoio Permanente, apresentou seis das diversas iniciativas que o Método Djuntu tem apoiado no país. Esta partilha teve como objetivo informar os participantes do encontro para que estes possam incentivar as suas comunidades da Guiné-Bissau a dirigirem-se aos Centros de Recurso que a Ação disponibiliza, presentes em todas as regiões do país, e perceber como as suas comunidades locais podem beneficiar deste apoio.
Antes do final do encontro, e uma vez que estavam presentes pessoas que participavam pela primeira vez, houve tempo para algumas apresentações espontâneas e para reforçar a divulgação do website das organizações da diáspora bissau-guineense e o papel fundamental desta plataforma para potenciar os contributos destas organizações para o desenvolvimento social e comunitário na Guiné-Bissau.
Em breve realizar-se-á o 4.º encontro, de forma a dar continuidade ao diálogo, ao conhecimento do trabalho de cada organização e ao trabalho em rede.
A Ação Ianda Guiné! Djuntu é uma das 8 Ações do Ianda Guiné!, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.