Nos passados dias 20 e 21 de julho, o Ianda Guiné! Estradas, projeto financiado pela União Europeia e gerido pela UNOPS, concluiu uma importante sessão de formação na cidade de Bula e em Encheia. O evento reuniu representantes das estruturas estatais, de pequenas e médias empresas (PMEs) e de organizações da sociedade civil, com o objetivo de capacitar os participantes sobre a manutenção de pistas através da abordagem HIMO -Utilização de alta intensidade de mão de obra.
O programa Ianda Guiné! Estradas tem como meta principal romper o isolamento das zonas rurais nas regiões de Quinara, Oio e Tombali. No âmbito desta Ação, está prevista a reabilitação de 81 km de pistas rurais nas regiões mencionadas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico local.
A abordagem HIMO adotada pela ação, baseia-se na utilização de alta intensidade de mão de obra, o que se traduz em uma importante geração de empregos na comunidade. Além disso, esta abordagem possibilita a participação ativa das comunidades nas atividades de reabilitação das pistas, promovendo uma maior consciência sobre a preservação e manutenção dessas estradas.
Durante a sessão de formação, os comités de gestão locais foram devidamente instruídos sobre as suas funções e responsabilidades, que englobam a organização e coordenação das atividades de mobilização intercomunitária, o recrutamento de mão-de-obra com foco na paridade de género e equilíbrio étnico, a mediação de conflitos entre empresas, populações e autoridades beneficiárias, e a sensibilização das populações locais sobre os trabalhos realizados.
Os participantes também receberam informações sobre os diferentes tipos de degradações que podem afetar negativamente a serventia das estradas e foram apresentadas as possíveis intervenções para enfrentar tais problemas.
No segundo dia da formação, que teve lugar em Encheia, os participantes tiveram oportunidade de colocar em prática todas as técnicas HIMO aprendidas no dia anterior, para a manutenção das pistas rurais, nomeadamente a organização das obras, a planificação de trabalhos e as práticas de higiene e segurança no trabalho, entre outros.
Neste evento, foi ainda efetuada a entrega de kits de materiais para a manutenção das estradas, que serão fundamentais para que os comités de gestão possam desempenhar as suas funções de forma eficiente, assegurando a durabilidade das pistas reabilitadas.
O Ianda Guiné! Estradas, continua a avançar nos seus esforços para melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento sustentável nas regiões rurais da Guiné-Bissau. Com a participação ativa das comunidades locais, esta iniciativa está a pavimentar um futuro mais promissor para todos os guineenses.
O Ianda Guiné! é um programa da União Europeia na Guiné-Bissau. A Ação Ianda Guiné! Estradas é gerida pela UNOPS.