Durante o mês de maio a Ação Ianda Guiné! Estradas realizou diversas sessões de sensibilização da população das tabancas de Biambe, Boda e Nfaide, situadas ao longo da pista em reabilitação no eixo Biambe-Encheia, na região de Oio. Estas sessões de sensibilização aconteceram no âmbito do projeto de reabilitação das pistas rurais da Ação Ianda Guiné! Estradas.
As sessões de mobilização e sensibilização comunitária têm como objetivo mobilizar e informar a população local sobre os objetivos do projeto de reabilitação das pistas rurais e também incentivar a participação e engajamento comunitário nos trabalhos de reabilitação, como mão-de-obra local.
Durante as sessões de sensibilização, de modo geral, são abordados os seguintes pontos:
• engajamento e participação comunitária (metodologia HIMO) nos trabalhos de reabilitação das pistas;
• a importância da participação das mulheres nos trabalhos de reabilitação;
• segurança da população e trânsito das viaturas nas vias em reabilitação;
• manutenção das pistas após as obras de reabilitação.
É de salientar de que, a aplicação da metodologia HIMO (haute intensité de main d’oeuvre – alta intensidade de mão de obra, em francês) contribui para criação de empregos temporários, por isso, durante as sessões de sensibilização comunitária, é sempre reforçada a necessidade da participação comunitária como uma forma de reduzir os impactos da pobreza na população e incutir o senso de apropriação do produto final do projeto, como uma forma de participar na preservação e manutenção futura das pistas.