No quadro da execução das suas atividades, no dia 25 de agosto, a Ação Ianda Guiné! Galinhas fez a entrega oficial de galinhas poedeiras aos beneficiários enquadrados no Programa Avícola Familiar (PAF) nos anos 2019 e 2021. Na qualidade de responsável da atividade PAF, a ONG Asas de Socorro acolheu o evento oficial na sua sede em Antula. No encontro estiveram presentes o Engenheiro Florentino Correia, responsável de Produção Animal na Direção-Geral de Pecuária (DGP); Gustavo Lopes Pereira, da Unidade de Coordenação (UdC) do Programa Ianda Guiné; Carlo Bertini, coordenador da Ação Ianda Guiné! Galinhas; a presidente da União Nacional de Produtores da Cadeia Avícola (UNPCA); entre outros funcionários das Ações Galinhas e Hortas e beneficiários da atividade.
A abertura do evento foi feita pelo Secretário Executivo do Centro de Promoção e Desenvolvimento da Avicultura Familiar (CEDAVES) Sr. Alfredo Cá. Este pôs enfâse no valor dos kits de apoio à produção avícola como “fonte de rendimento para a família que ajuda muito quer na melhoria das suas condições de vida, quer na sua dieta alimentar.” Alfredo Cá salientou ainda que é um desafio de todos fazer cria, produzir ovos e carne. “A cria (avícola) traz riquezas encorajando assim os produtores”.
Para finalizar as intervenções, o Eng. Florentino Correia da DGP disse que há anos o Governo da Guiné-Bissau não pratica avicultura. “Este setor é de domínio privado desde a produção até à comercialização”. O Eng. Correia fez ainda apelo às organizações implementadoras da Ação Galinhas para que tenham informação e dados estatísticos da produção anual dos produtores enquadrados no PAF para efeito de advocacia e acompanhamento técnico por parte do Governo.
De seguida prosseguiu-se com a entrega propriamente dita dos animais aos beneficiários que foi feita pelo próprio Engenheiro da DGP. Os beneficiários do PAF foram selecionados nas regiões de Bafatá, Biombo, Cacheu, Gabú, Oio e no Setor Autónomo de Bissau (SAB). Tratam-se de indivíduos e coletivos (associações ou agrupamentos), que já tinham recebido kits de arranque técnico. Estes kits incluíam ração, comedouros, bebedouros e vários medicamentos para os animais.