Teve lugar no dia 29 de julho de 2021, na Ponta Gardete, a cerimónia oficial de encerramento do primeiro ciclo de Formação Agrícola Participativa (FAP) dada aos produtores agrícolas do Setor Autónomo de Bissau (SAB), beneficiários das ações da Ianda Guiné! Hortas na capital.
O evento, organizado pelos implementadores da Ianda Guiné! Hortas, contou com a participação de mais de 350 produtores agrícolas, que receberam o seu certificado de participação no ciclo de formação. Estiveram presentes na cerimónia oficial representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Ambiente e da Biodiversidade, da ONG ESSOR na Guiné-Bissau e da ONG Asas de Socorro, assim como diversos atores do setor agrícola convidados.
A cerimónia de encerramento teve vários instantes importantes, para além das orações da mesa. Houve um momento de expressão artística, na forma de uma peça teatral encenada por alguns dos produtores, apresentando as vantagens da agricultura biológica “di vida ku saudi” e reforçando o compromisso da Ação Ianda Guiné! Hortas no SAB com a produção de legumes orgânicos. O ponto alto do encontro foi a atribuição dos certificados de formação aos beneficiários e beneficiárias do ciclo de Formação Agrícola Participativa.
Este primeiro ciclo de FAP durou 21 meses, com 60 horas de duração e contou com um total de 16 módulos de formação prática e teórica em temas ligados à produção, conservação e comercialização dos produtos agrícolas, nutrição e gestão económica, entre outros. Formou 400 agricultores do Setor Autónomo de Bissau, na sua esmagadora maioria mulheres, em práticas agrícolas eco sustentáveis.
Os produtores e produtoras agrícolas continuarão a contar com o acompanhamento Ianda Guiné! Hortas, na forma de uma rede de produtores líderes. Será iniciado um novo ciclo FAP em outubro de 2021.