No dia 03 de julho de 2023, ocorreu em Bissau, na sala de formação da Aldeia das Crianças – SOS, a cerimónia de entrega de certificados de conclusão da 2ª edição da Formação Agrícola Participativa (FAP) aos Membros dos Grupos de Horticultores do Ianda Guiné! Hortas SAB.
Nesta cerimónia estiveram representados, a Unidade de Coordenação do Ianda Guiné!, a Direção Regional de Agricultura do Sector Autónomo de Bissau, a Direção Regional de Agricultura da Região de Biombo, o Coordenador Técnico da Acção Ianda Guiné! Hortas (SAB), o Coordenador da Ação Ianda Guiné! Hortas (SAB) e o Secretário Executivo da ONG ASAS de SOCORRO, que aproveitou a ocasião para sublinhar o papel importante das mulheres na futura divulgação de boas práticas agroecológicas na Guiné-Bissau.
A FAP 2 decorreu entre outubro de 2021 e junho de 2023, visando aumentar os rendimentos e reduzir a insegurança alimentar e nutricional das produtoras da fileira hortícola. Entre as principais atividades da formação contam-se a realização das experimentações, a troca de experiências entre horticultoras, a realização de reuniões do comité da FAP e a seleção dos “lavradoras líderes”.
Ao longo da formação, as horticultoras aprenderam diversas técnicas agroecológicas, entre elas a produção e aplicação de bio pesticidas produzidos à base de malaguetas, tabaco, neem, entre outros; a produção de fertilizantes a partir de estrume curtido ou bioativador de moringa entre outros; a preparação de armadilhas para captura de insetos usando maçãs como isco; técnicas de gestão de água no solo através de empalhamento (mulching); produção de condimentos (gusto) naturais; interpretação dos rótulos de agroquímicos; ou o cultivo de hortícolas urbano em recipientes.
Apesar de esta cerimónia marcar o fim da FAP, o IG! Hortas e as lavradoras líderes continuam as atividades de sensibilização das populações para as boas práticas agroecológicas!
O IANDA Guiné-Hortas é Um programa da União Europeia, Ação implementada por ESSOR e Asas de Socorro