Nos dias 27 e 28 de janeiro decorreu uma Troca de Experiência entre os Labradur Lider de Bissau (horticultores formados na primeira Formação Agrícola Participativa – FAP, escolhidos pelos grupos FAP para representar os horticultores e a agroecologia de Bissau) e os horticultores da Associação das Mulheres Horticultoras de Bafatá, do bairro Paiota de Bafatá e a Associação das Produtoras e de Autopromoção para Luta Contra Fome (APALCOF) em Contuboel, que tem mais de 20 anos de experiência em agroecologia, influenciados pela intervenção da SwissAid.
Por um lado, a Associação de Bafatá, onde mais de 30 mulheres produzem hortas perto do rio Geba, recebeu pouco apoio técnico até agora. As mulheres enfrentam dificuldades de luta contra pragas e doenças, e doenças ligadas ao uso de produtos químicos. Os Labradur Lider transmitiram os seus saberes em termo de práticas agroecológicas: associação de culturas, empalhamento para poupar a água de régua, biopesticidas de bissilon contra baga-baga, fertilização. Houve troca de números de telefone para poder continuar a partilhar conselhos.
Em Contuboel, os Labradur Lider encontraram-se com a ONG APALCOF, que conta com mais de que 4 000 membros, e visitaram 2 associações de mulheres horticultoras em Sarabesse e Bricama, que têm hortas coletivas. O objetivo, além de conversar sobre as práticas agroecológicas e as técnicas de produção, é de mostrar aos produtores de Bissau a força das associações desenvolvidas com o apoio da APALCOF, e, se for possível, criar ligação de comercialização de legumes (cebola, cenoura) e sementes. Os animadores da APALCOF afirmaram que “a vossa visita vai nos ajudar muito aqui para continuar a promover a agroecologia”.
Essa visita de intercâmbio mostra também a relevância da horticultura agroecológica como oportunidade económica sustentável para as mulheres, foco da Ação Ianda Guiné! Hortas no Setor Autónomo de Bissau (SAB). O papel dos Labradur Lider é de promover e difundir a agroecologia, valorizando a aprendizagem entre os produtores, não só em Bissau, como também nas regiões. As trocas de experiência fazem parte da formação dos 40 Labradur Lider.