A Ação Ianda Guiné! Djuntu promoveu três dias de intercâmbio entre mulheres membros de Coletivos de Cidadãos Organizados (CCO) provenientes de todas as regiões da Guiné-Bissau.
O intercâmbio “Mindjeres em Sinergia: saúde, desenvolvimento e compromisso social”, enquadrado nas atividades de produção e partilha de conhecimento, teve lugar entre os dias 08 a 10 de fevereiro, no Centro Camponês em Djalicunda, e visou conectar mulheres ativistas e inspirar outras mulheres e raparigas, membros dos CCO de todo o país, sobre a importância do fortalecimento da presença da mulher que atua no campo do desenvolvimento, da saúde e da segurança alimentar e nutricional, dos cuidados com a pequena infância e do desenvolvimento, gerando respostas significativas para as comunidades da Guiné-Bissau.
Parceria (Ação Ianda Guiné! Hortas)
O momento serviu igualmente para estreitamento de parcerias com Ações do Ianda Guiné! Nó Lanta, nó pega, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para as populações da Guiné-Bissau. Nesta perspetiva, a Ação IG! Hortas foi convidada a participar no primeiro dia do evento e falar sobre as suas zonas de intervenções e atividades em curso.
Na ocasião, Luis Gómez Reis, coordenador da Ação Ianda Guiné! Hortas em Oio e Cacheu, afirmou que é possível produzir produtos hortícolas em quantidade e qualidade necessária para abastecer o mercado nacional e exportar para a sub-região, mas admitiu que é necessária a formação e capacitação das mulheres horticultoras nos domínios da organização das suas atividades.
A coordenadora da Ação Ianda Guiné! Hortas em Bissau, Marie Faisandier, também esteve presente no evento e partilhou com as mulheres conhecimentos sobre gestão e proteção hortícola. A Coordenadora da Ação também falou sobre atividades em curso e como podem trabalhar em sinergia.
Silvina Oliveira, uma das beneficiárias dessa Ação Hortas em Bissau, proferiu uma palestra sobre mecanismos de proteção dos cultivos.
Parceria (PIMI)
O intercâmbio Mulheres em Sinergia contou com a participação das enfermeiras Maria José Costeira e Fátima Banjaque, do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil (PIMI), que partilharam informações sobre os objetivos do referido programa e a situação sanitária na Guiné-Bissau. Além do momento ter servido para a disseminação de informação sobre os resultados alcanços no âmbito desse programa, também foi um espaço de partilha de orientações básicas necessárias para se fazer face às mortalidades maternas e neonatais na Guiné-Bissau.
Parceria PNUD (Incubadora de Aceleração)
Foram várias as oportunidades de partilha de informações capazes de enriquecer o conhecimento das participantes do intercâmbio Mulheres em Sinergia, uma delas é da Incubadora de Aceleração, um projeto inovador do PNUD destinado ao apoio de iniciativas de jovens empreendedores cujas ações refletem inovação. Ana Cristina da Silva Dju e Isa Lopes da Costa estiveram em Djalicunda no último dia de intercâmbio para interagir com as participantes e informar sobre estas oportunidades. Após a exposição, as participantes prometeram fazer chegar estas informações nas suas comunidades, porque acreditam que há jovens cheios de talentos, mas faltam-lhes oportunidades para explorar da melhor forma possível os seus conhecimentos.
A sessão encerou com a construção de ideias sobre Pequenos Planos de Mudanças (PPM) para serem implementados pelas mulheres ativistas nas suas comunidades – a ideia é manter o foco e explorar ao máximo os resultados do intercâmbio.
As dinâmicas de grupo incluíram a exposição dos produtos locais de cada região, atividade cultural e recreativas, trabalho de grupo e troca de corações com frase de amizade, solidariedade, parceria e sinergia entre as mulheres participantes.
No ato de enceramento, Lilian Galvão, Técnica de Parceria da Ação Ianda Guiné! Djuntu, além de agradecer as participantes, alertou-as sobre a importância de se multiplicar ações do género nas suas comunidades, através dos PPM designados Djumbai de Mulheres em Sinergia, que vão culminar com a apresentação da reportagem produzida para o efeito em todas as regiões da Guiné-Bissau, a partir do dia 08 de março, com o lançamento em Bissau.