Como forma de assinalar o Dia Internacional da Mulher, decorreu na tarde do dia 8 de março de 2021, no Hotel Coimbra, em Bissau, o lançamento oficial da reportagem “Mulheres em Sinergia”, que apresenta histórias de vida inspiradoras de 5 mulheres guineenses e o encontro destas com outras mulheres ativistas de todas as regiões da Guiné-Bissau.
O evento de lançamento contou com a presença do Secretário de Estado da juventude, Florentino Fernando Dias em representação do Governo da Guiné-Bissau, dos Embaixadores de Portugal e Espanha, do Presidente de Movimento Nacional da Sociedade Civil, bem como das 5 mulheres protagonistas da reportagem: Conceição Ramos Lopes, Ana Mendes, Aissatu Camará Injai, Ivone Gomes e Mondé Baldé.
Após a exibição da reportagem as 5 mulheres destacadas na reportagem tiveram um momento de djumbai com audiência, durante o qual partilharam a impressões sobre suas vivências e perspetivas para o desenvolvimento social, económico e cultural da Guiné-Bissau.
Muitas mulheres guineenses são ativistas e trabalham com determinação para o desenvolvimento social, a promoção dos direitos humanos, a educação, a saúde, a proteção ambiental, a emancipação das mulheres, a promoção dos direitos das crianças e de género, a facilitação no diálogo político e a mobilização do consenso para cultivar a paz social no país.
Nós últimos 25 anos, tem sido notório o valioso papel das mulheres guineenses nos debates e na gestão da vida pública, sendo que as mulheres têm sido essenciais em todos os domínios da esfera pública. São elas as responsáveis pela socialização e estabilidade emocional da família, facto que influencia a organização da sociedade guineense.
A reportagem “Mulheres em Sinergia” tem por finalidade resgatar estes valores, evidenciar a intervenção pública das mulheres cuja trajetória de vida recai em variadas formas de ativismo, mostrando como as luzes destas ações conseguem influenciar políticas públicas.
Esta reportagem espelha a força e o dinamismo que animou o intercâmbio nacional “Mulheres em Sinergia: saúde, segurança alimentar desenvolvimento, nutricional e compromisso social”, que decorreu de 8 a 10 de fevereiro de 2021, na região de Oio, mostrando uma mobilização em prol do interesse comum: fortalecer o trabalho em rede e consolidar sinergias entre as mulheres. Serve igualmente para a partilha de experiências com as jovens ativistas que estão a dar os primeiros passos nessa longa caminhada do ativismo.
Após o lançamento oficial, a equipa da Ação Ianda Guiné! Djuntu irá percorrer todas as regiões do país para realizar sessões de apresentação da reportagem de acordo com o seguinte calendário: 09/03 na cidade de Buba; 10/03 em Fulacunda; 13/03 em Bubaque; 17/03 em Bafatá, 18/03 em Gabú; 19/03 em Mansoa; 25/03 em Bissau; 26/03 em Biombo e no dia 27/03 em Canchungo.
A reportagem “Mulheres em Sinergia” é uma iniciativa da Ação Ianda Guiné! Djuntu em parceria com a Televisão Comunitária Klelé.
Veja a reportagem AQUI.