O Ministério da Saúde Pública (MINSAP), em parceria com o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas e a União Europeia, através da Ação Ianda Guiné! Kume dritu, organizaram a cerimónia oficial da 5.ª celebração do Dia Nacional da Nutrição. A data foi comemorada sob o lema “Nô kume dritu pa tadja duensa na nô pô di kurpu” no dia 18 de novembro de 2021, em Nhacra. A Ação Ianda Guiné! Kume dritu liderou a organização das festividades, que tiveram a participação das Ações Ianda Guiné! Arrus, Galinhas e Hortas, com articulação da Unidade de Coordenação do Programa.
O dia foi marcado com a organização de várias atividades para celebrar a data e contou com a presença de representantes da administração local, das instituições organizadoras, e de diversas organizações da sociedade civil intervenientes no setor da saúde alimentar e nutricional. Realizou-se uma mesa-redonda com o intuito de refletir sobre a visão de cada instituição relativamente à promoção de uma dieta nutritiva no país, organizou-se a exposição de pratos nacionais e nutritivos, a exposição de produtos agrícolas locais, e demonstrações culinárias, animação cultural e teatral.
Na cerimónia de abertura, o discurso da Embaixadora da Delegação da União Europeia (DUE) na Guiné-Bissau foi proferido por Donatella Gobbi, adida para a cooperação, no setor da saúde e nutrição e encarregada de programas na DUE. Nesse discurso, foi sublinhada a estratégia da União Europeia sobre a nutrição e a sua importância como pilar da cooperação com o país. Com as palavras “o problema da desnutrição deve ser repensado, começando pelo envolvimento das mães e terminando com a preparação de misturas nutricionais baseadas em produtos agrícolas locais, a fim de garantir a sua disponibilidade real e permanente, num espírito de autossustentabilidade e de participação da comunidade” a União Europeia reiterou neste evento o seu apoio ao trabalho do PAM e ao setor da nutrição na Guiné-Bissau.
A organização das atividades de celebração do Dia Nacional da Nutrição foi liderada pela Ação Kume dritu do Programa Ianda Guiné! da União Europeia, e contou com a presença de outras Ações, num esforço de planificação integrada que concretiza o objetivo de intervir na resolução dos problemas das comunidades de forma coerente e harmonizada. O 5.º Dia Nacional da Nutrição, em particular, foi o desfecho da sinergia entre as Ações do cluster da Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura Sustentável. Dele participam as Ações Arrus, Galinhas, Hortas (Cacheu e Oio), Hortas (SAB), e Kume dritu.