Dinamizado pela Ação Ianda Guiné! Djuntu e pela Plataforma da Diáspora Guineense, juntamente com as Organizações Racines e GRDR, o Fórum da Diáspora da Costa Ocidental Africana terá lugar no próximo dia 11 de maio, das 9h30 às 17h30, em Paris, em formato híbrido, presencial e online.
O Evento contará com oradores convidados de várias organizações, do governo e das embaixadas, nomeadamente o Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Dr. Cipriano Mendes Pereira.
O Fórum promove a necessidade da criação de sinergias entre organizações e de um trabalho conjunto em rede que, potencie A Diáspora Bissau-Guineense enquanto ator de desenvolvimento, o tema de debate do evento. Através de um diálogo estruturado e concertado, as organizações reunir-se-ão em França, visto tratar-se de um dos países da Europa com maior concentração da comunidade guineense.
De modo a enaltecer o trabalho em rede a longo prazo, é indispensável apresentar a Plataforma das Organizações da Diáspora Bissau-Guineense aos participantes que estarão em França e online, debatendo os principais desafios da criação desta estrutura. Outro tema fundamental para a evolução das organizações e do seu trabalho é o papel das embaixadas e do governo.
Será ainda apresentado o trabalho da Racines e da GRDR junto da diáspora na costa ocidental africana. O envolvimento do Ianda Guiné! Djuntu junto das Organizações da Diáspora demonstra um papel preponderante no trabalho desenvolvido e será também apresentado durante o Fórum.
A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição. Poderá encontrar o link para a inscrição aqui.
O Programa do Fórum aqui.
A Ação Ianda Guiné! Djuntu, em conjunto com as Organizações da Diáspora bissau-guineense, desenvolveu uma Rede que potencia a coordenação e a concertação das organizações da diáspora, para uma maior eficácia do investimento das mesmas no desenvolvimento da Guiné-Bissau.
Implementada pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, a Ação Ianda Guiné! Djuntu é uma das 8 Ações do Ianda Guiné! Nó lanta, nó pega, um Programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.