Após assinatura com consórcio responsável pela realização da obra da Central solar fotovoltaica de Bolama, assim como respetiva rede elétrica, a Ação Ianda Guiné! Lus ku iagu realizou no passado dia 09 de Novembro a cerimónia de lançamento da primeira pedra para o arranque das obras da construção da maior central solar fotovoltaica da Guiné-Bissau, na cidade de Bolama. A cerimónia contou com intervenções do Governador de Bolama, Fernando Ié, em representação do Ministério da Energia e Indústria, Lamberto Soares Camará, em representação do Ministério do Ambiente e Biodiversidade, Filipe Manuel Monteiro, da Chefe da Cooperação da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, Madeleine Onclin, e do Presidente da TESE, Luís Matos Martins. Da cerimónia estiveram presentes também diversos atores locais e de organizações de desenvolvimento e da sociedade civil.
Paralelamente, têm vindo a ser desenvolvidas atividades a nível técnico e na área da sensibilização junto da população de Bolama. Destaca-se o inicio dos djumbai junto da população, onde no passado dia 16 de novembro a equipa da Ação se reuniu com representantes das principais associações locais, de forma a apresentar as atividades Lus ku iagu na cidade de Bolama, introduzir e sensibilizar a população quanto ao uso de energia elétrica, informar relativamente a detalhes técnicos da central, nomeadamente a capacidade instalada e cobertura da rede elétrica, iluminação pública, manutenções, modelo de gestão, cobranças e tarifários.
Relativo a estes últimos, foi partilhado com a população o ponto de situação do desenvolvimento do software de cobrança, que irá gerar os códigos que permitirão o carregamento dos contadores de energia pré-pagos. Este desenvolvimento, que se encontra na sua fase final, irá também possibilitar a geração de códigos de carregamento de energia através de telemóvel, graças a acordos e à integração a nível técnico que tem vindo a ser desenvolvido junto das operadoras móveis.