No âmbito do Programa Ianda Guiné! Ação IG! Lus ku Iagu, está em curso a grande obra para a construção da central solar fotovoltaica da cidade de Bolama. A central que foi, inicialmente, dimensionada para 580 KWp de potência, sendo já a maior em termos de potência instalada no país, passa, agora, a ter uma potência total de 600 KWp. Conta com redes de distribuição de energia em Baixa Tensão (BT), Média Tensão (MT) e iluminação pública para toda a cidade.
A obra tem avançado, consideravelmente, apesar das dificuldades na compra e importação dos equipamentos elétricos, nos mercados internacionais, e da dificuldade logística no transporte de equipamento e materiais para a ilha de Bolama.
Até ao final do mês de maio, tinham sido instalados mais de 50% dos painéis solares e fixados todos os postes da rede de distribuição, que estão prontos para as ligações de cabos.
A construção civil, que compreende a vedação, reabilitação e construção dos edifícios, encontra-se, já, na sua fase final.
No que diz respeito à gestão e funcionamento da central, está em curso, em articulação com a Direção Geral da Energia, o plano de ação para aplicação do modelo de gestão, assim como a definição dos tarifários e métodos de compra de energia, que poderão ser feitos presencialmente, ou de forma remota via Orange money ou MTN mobile money). Os contadores definidos para efetuar as cobranças de energia serão pré-pagos com a funcionalidade de multi-tarifa, para cobrança de diferentes preços no horário diurno (tarifa mais baixa), relativamente ao horário noturno, de forma a promover-se a utilização de energia durante o dia e limitar os consumos no período noturno.
Ianda Guiné! é um programa da União Europeia na Guiné-Bissau. A Ação Ianda Guiné! Lus ku iagu é implementada por TESE – Associação para o Desenvolvimento, ADPP Guiné-Bissau e ASPAAB.
#IandaGuiné! #NoLantaNoPega
#IandaGuinéLuskuiagu
#OportunidadesSociaiseEconómicas
#GuinéBissau