A avicultura exige um baixo investimento e pode ser adaptada em função da capacidade económica da pessoa ou grupo de pessoas que decide exercer essa atividade. Por este motivo, a avicultura representa um excelente recurso alimentar para o desenvolvimento das comunidades rurais e indivíduos vulneráveis e do ponto de vista prático permite a geração de dois tipos principais de produtos: ovos e carne.
Para ambos os produtos derivados de criação, a manutenção da cadeia de frio não é necessária. Na verdade, os ovos podem ser armazenados à temperatura ambiente e, no que diz respeito à cadeia de abastecimento da carne, o animal pode ser vendido vivo e abatido na família. A preservação de alimentos em países em desenvolvimento nem sempre é fácil de gerenciar, por isso ovos e carne são uma fonte de alimento fácil de preservar, mesmo em um ambiente rural ou periurbano.
Também do ponto de vista do comprador, os produtos avícolas oferecem excelente qualidade a um custo que pode ser modulado de acordo com as possibilidades económicas. Os ovos podem ser vendidos como uma única unidade e representam uma excelente ingestão de proteínas, assim como um frango de corte sozinho pode atender às necessidades da família para várias refeições.
O Ianda Guiné! Galinhas visa promover a produção de produtos avícolas na Guiné-Bissau visto que representam uma grande oportunidade de desenvolvimento e bem-estar nos países em desenvolvimento, dado o elevado valor nutricional (especialmente para os ovos), contribuindo assim para a saúde e o bem-estar da população. Do ponto de vista de melhoria da produção avícola, o projeto está dividido em diversas ações:
- Para reduzir a competição entre a avicultura e a alimentação humana, é necessário melhorar a sua produtividade através da aplicação de princípios racionais no manejo e higiene dos animais (que incluem planos de vacinação adequados) e a melhoria do estado nutricional dos animais.
- Promover a avicultura sustentável em meio rural, a escolha de genótipos (ou raças) rústicos, que se adaptem às variações ambientais, a administração de dietas por vezes desprovidas de algum princípio nutricional e, assim, integrar a dieta aos resíduos de plantas ou insetos capturados do meio ambiente. A qualidade dos alimentos fornecidos é fundamental para garantir a saúde, o bem-estar e a produtividade dos animais e, mais frequentemente, as dietas em países em desenvolvimento se caracterizam por serem deficientes no componente proteico.
- Para melhorar o estado nutricional dos animais, é de grande interesse poder promover a procura local de fontes de proteína inovadoras de origem vegetal e animal (larvas de insetos). Em particular, larvas de insetos (por exemplo, Tenebrio molitor, Hermetia illucens e Mosca doméstica) oferecem a grande oportunidade de transformar resíduos vegetais (e / ou animais) de pouco valor biológico em uma fonte de alimento rica em proteínas e energia. Em particular, a Ação irá desenvolver a criação de mosca-soldado (Hermetia illucens), naturalmente presente na Guiné-Bissau.
Em resumo, Ianda Guiné! Galinhas tem como ambição promover a avicultura de pequena e média escala sustentável com base em três pilares fundamentais: 1) escolha do genótipo (ou raça); 2) aplicação de práticas adequadas de higiene agrícola; 3) estudo de dietas adequadas ao meio ambiente e que levem em consideração o desenvolvimento de ingredientes inovadores como larvas de inseto.