A comunidade de Blassar, situada a 7km do centro de Bissorã, já pode beneficiar de 12 mil litros de água graças a reabilitação da única cisterna daquela povoação. A referida estrutura hídrica passa a funcionar com sistema solar – uma eletrobomba puxa a água de um poço melhorado de 80 metros de profundidade.
O investimento num sistema mais moderno para fornecimento de água, além de facilitar a irrigação no campo de produção hortícola, também serve para abastecimento doméstico de água.
Por isso, o chefe da tabanca qualifica o apoio como um alívio para a sua comunidade: “A ajuda chegou numa boa altura. Estávamos cansados de há mais de um ano enfrentar a falta de água canalizada para consumo humano.”
“A Ação Ianda Guiné! Hortas resolveu uma das principais dificuldades que a comunidade de Blassar encarava. As nossas mulheres, com uma lista diária cheia de afazeres, deslocavam-se a pé todos os dias, a uma distância de mais de 5 quilómetros, à procura de água apenas para consumo. E não se pode falar de irrigação nestas condições”, sublinha Tonbom Danfa.
O chefe da comunidade acrescenta ainda que “graças a Deus, agora temos água em abundância para a irrigação das nossas hortas, com um sistema de rega canalizado e muito facilitador. Em casa, a água para consumo já não é problema”, concluiu.
Há de se salientar que Blassar é uma aldeia povoada na maior parte por mulheres que tradicionalmente praticam a horticultura como uma das principais atividades produtivas para o sustento familiar.
Esta comunidade é uma das 40 beneficiárias da Ação Ianda Guiné! Hortas, implementada pela ADPP-GB nas regiões de Oio e Cacheu, tendo como finalidade melhorar e aumentar a capacidade de produção de 2 mil mulheres horticultoras, promovendo, assim, a segurança alimentar e nutricional nas comunidades rurais.