A higienização é fundamental em tempos pandémicos, contrapondo estes desafios dos tempos que correm, a nossa acção Lus Ku Iagu, implementada pela ADPP Guiné-Bissau e pela ASPAAB na região de Oio, conduziu um processo dinâmico de mudança social junto as comunidades de setores de Bissorã, Mansoa e Nhacra.
A iniciativa com qual pretende a mudança de comportamentos envolve ativistas comunitários formados no domínio de STLC.
“Procede esta fase a sessão denominada despertar. Na qual desenvolvemos campanhas de informação e sensibilização sobre a temática de saneamento básico e sobretudo no tocante à defecação ao ar livre.” Explica o supervisor da ação em Oio, Sadja Camara. Acrescentando neste particular que “além da sensibilização no terreno para a prevenção contra COVID-19, também apoiamos 116 comunidades com produtos higiénicos e distribuímos cartazes que ilustram medidas preventivas”.
É importante ressalvar, que a ação Lus ku Iagu ajudou criar os clubes de saneamento em todas as comunidades abrangidas pela iniciativa, com vista à consciencialização dos agregados familiares sobre a necessidade de construção e de uso das latrinas para um bem-estar saudável.
Estas atividades são seguidas neste momento na fase designada “Pós despertar”, culminando com a implementação de (PEC) Participação Educativa Comunitária, acompanhada pelas sessões de sensibilização na prática sobre os riscos e benefícios de saneamento comunitário.
“Este processo de mudança conta com engajamento considerável das comunidades, que sempre estiveram a frente de tudo.” Realçou.
De salientar que de fevereiro a esta parte, a ação Lus Ku Iagu apoiou a escavação de mais de 944 latrinas na região de Oio.