A Ação Ianda Guiné! Galinhas apoia financeiramente e institucionalmente os negócios das empresas avícolas CEDAVES e PIU PIU AWARA.
Assim, um comité técnico já se encontra constituído e pronto para analisar as propostas de solicitação de apoios financeiros. A título de exemplo, a CEDAVES pretende uma subvenção para a construção de um novo aviário, tendo em vista a produção adicional de ovos.
Por outro lado, A PIU PIU AWARA propôs pequenas mudanças para melhorar a eficiência dos aviários existentes e também quer tentar melhorar a autoprodução de matéria-prima para a produção de rações animais, bem como iniciar uma produção própria de rações animais.
Em termos de capacitação, as duas empresas já estão a desfrutar de um programa contabilístico específico. Além do programa de contabilidade, o pacote para esta capacitação incluí formação e treinamento para a utilização dos novos instrumentos.
Os pessoais das duas empresas estiveram ativamente envolvidos na seleção dos pacotes oferecidos para melhorar a gestão interna da sua contabilidade e a gestão de certos processos administrativos.
Atualmente os quadros das duas empresas têm sido acompanhados de perto pelo Ianda Guiné! Galinhas. No entanto, objetiva-se que cada vez mais as empresas demonstrem autonomia em termos de contabilidade e gestão administrativa.
A Ação Ianda Guiné! Galinhas é implementada pela ONG italiana MANI TESE, pela ONGD Portuguesa IMVF, pela ONG guineense Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio do Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do programa da União Europeia Ianda Guiné!