Empreendedores de diferentes regiões da Guiné-Bissau viram os seus rendimentos anuais médios aumentar 191% desde 2019, através da venda de galinhas e ovos.
Os dados foram disponibilizados durante a sessão de encerramento da Ação Ianda Guiné Galinhas!, do Programa Ianda Guiné!, da União Europeia (UE). No dia 24 de janeiro, a sala de reuniões da delegação da UE em Bissau acolheu parceiros, empresas e representantes da Direção Geral de Pecuária, para a apresentação dos resultados finais do projeto.
Apesar da concorrência dos produtos importados, a venda de galinhas e, sobretudo, de ovos, têm-se revelado estratégias eficazes para melhorar a economia doméstica, particularmente quando são associadas a outras fontes de renda, sejam elas de caráter agrícola ou de outro setor. Ao mesmo tempo, a iniciativa tem levado ao aumento do consumo de carne e ovos em muitas familias, contribuindo para a melhoria da dieta alimentar e para uma valorização da produção nacional.
Os produtores apoiados beneficiaram de aves de raças adequadas e tiveram auxílio na implementação de práticas de alimentação e sanidade que garantem a saúde e o bom crescimento das aves. Foram também desenvolvidas infraestruturas de suporte que permitem um maneio eficiente dos animais, garantindo abrigo, alimentação, água e cuidados de saúde.
Através do Ianda Guiné Galinhas!, a União Europeia tem atuado, de forma integrada, na cadeia de valor avícola na Guiné-Bissau, com incidência no Setor Autónomo de Bissau e nas regiões de Bafatá, Biombo, Cacheu, Gabu e Oio. Entre os resultados apresentados, destacaram-se ainda os ganhos conseguidos ao nível das empresas sociais e comunitárias, da saúde animal, do reforço da Direção Geral de Pecuária e da promoção de feiras e do trabalho em rede.
Na perspetiva de Madeleine Onclin, Chefe de Cooperação da União Europeia, o Ianda Guiné Galinhas! deixa as fundações para o começo de uma nova etapa, que definirá tudo o que se vai construir no setor avícola, nos próximos anos.
Ianda Guiné! É um programa da União Europeia na Guiné-Bissau. A Ação Ianda Guiné! Galinhas! é implementada pela Mani Tese Guiné-Bissau, ONG Asas de Socorro e IMVF